18 de jun. de 2012

Professores de Castilho participam de oficina sobre educação ambiental

Capacitação reuniu 35 profissionais da rede pública de ensino do município. Hoje e amanhã é a vez dos professores de Três Lagoas

Em clima de brincadeira, típico de atividades lúdicas de sala de aula, 35 professores da rede municipal de ensino de Castilho participaram de oficinas ambientais, oferecidas pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR), parceiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) na gestão ambiental que ocorre durante a construção da nova ponte sobre o Rio Paraná.


Articuladores da UFPR promoveram a capacitação, nos dias 15 de junho e 16 de junho, no Centro Integrado de Educação e Cultura e na Escola Estadual Youssef Neif Kassab, respectivamente.

Hoje, a partir das 19h, no Centro Cultural de Três Lagoas, acontece mais uma oficina sobre educação ambiental. São esperados 150 participantes para a atividade. “As oficinas contemplam todas as áreas de conhecimento que têm na escola, Literatura, Matemática, Português, por exemplo, de maneira bem dinâmica, trabalhando a questão da interdisciplinalidade”, comenta Josiane Silochi, articuladora de educação ambiental. Prova disso foi a participação de educadores com formação em Letras, Matemática, Educação Infantil, Inglês, Biologia e Pedagogia na capacitação.

”É uma forma muito interessante de tratar a questão dentro de sala de aula. O bom é que já temos um blog da educação infantil e quem sabe criaremos um específico para as atividades ambientais”, comentou a professora da educação infantil Cátia Valéria de Souza.

As atividades propostas pelas articuladoras ocorreram em dois momentos: o primeiro trabalha a leitura de livros sobre as aventuras do Saci-Pererê (entidade do folclore brasileiro que protege a natureza) e o segundo envolve uma atividade prática que exige conhecimentos em geografia, ciências e matemática.

“É a primeira oficina ambiental que participo, gostei muito, a carta ao Saci é uma maneira gostosa de se falar da cidade e do meio ambiente de maneira lúdica. No meu caso, como dou aula de inglês terei que trabalhar em parceria com outros colegas”, explica a professora Maria Aparecida Gomes Possebon.

Ao final da capacitação os professores têm como lição de casa aplicar em sala de aula o conhecimento e atividades trabalhadas durante as oficinas.

Além disso, por meio de cartas destinadas ao “Saci”, os professores puderam relatar um pouco da questão ambiental no Município. As melhores histórias serão publicadas em livros, no final das capacitações, previstas para o mês de novembro.

Outra proposta de encerramento do curso é uma exposição fotográfica dos melhores registros, feitos durante a atividade prática de mapeamento que ocorre nas oficinas. Por fim, o curso à distância “Introdução à educação ambiental” complementa a capacitação.

PEA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um dos 13 programas que acontecem durante a gestão ambiental que ocorre em paralelo à construção da nova ponte sobre o Rio Paraná, entre Três Lagoas e Castilho. O Programa tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos, por meio de uma capacitação continuada, à comunidade em geral, aos trabalhadores da obra e aos profissionais da educação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...