6 de set. de 2012

Biomantas de fibra de coco e de sisal são utilizadas nas obras de duplicação e revitalização da BR-101NE (PE/AL/SE/BA)

O projeto de duplicação e revitalização da BR-101NE, nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, é regido por diretrizes ambientais, sendo assim, uma das maiores preocupações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/DNIT é garantir que os serviços de engenharia sejam acompanhados e fiscalizados por uma Gestão Ambiental composta de 24 programas e, entre eles, está o Subprograma de Recuperação de Áreas Degradadas e de Passivos Ambientais (PRAD).


O conceito de áreas degradadas abrange tanto uma área explorada que perdeu suas características de solo, vegetação e até mesmo relevo; quanto a uma área de mata que sofreu cortes seletivos.

Para as obras da BR-101NE, destaca-se a movimentação de materiais (solos e rochas) como a principal causa da degradação de áreas. Quando não tratada, esse tipo de degradação gera passivos ambientais comuns, principalmente, na fase de manutenção de estradas e de pavimentação do solo.

O objetivo do Subprograma de Recuperação de Áreas Degradadas e de Passivos Ambientais da BR-101 é o de acompanhar, coordenar e fiscalizar os serviços das empreiteiras responsáveis pelas obras, propondo medidas preventivas e corretivas destinadas à adequada utilização das áreas de apoio, e das áreas degradadas, e assim, mitigar e recuperar o nível de degradação dos recursos do solo e da cobertura vegetal.

Atualmente uma das atividades da equipe do PRAD é propor alternativas, bem como acompanhar de perto os trabalhos de hidrossemeadura para a recuperação de taludes, realizado pelo Consórcio Construtor CR Almeida – S.A. Paulista no povoado de Retiro/AL, município de Porto Real do Colégio/AL.

Um talude é o plano inclinado que limita um aterro. Em um empreendimento rodoviário eles são originados pelo processo de corte, de retirada de material, da terraplenagem e de bota-foras.

Os taludes de corte e aterro resultantes de empreendimentos rodoviários necessitam, além da drenagem, ser protegidos de maneira eficiente para evitar a formação de focos erosivos e deslizamentos. As técnicas e produtos a serem utilizados dependem de vários fatores, como: inclinação do talude, suscetibilidade à erosão, tipo de proteção desejada (definitiva ou temporária), altura do talude, tipo de drenagem adotada, etc.

Nas obras da BR-101NE, os técnicos do PRAD junto às construtoras veem utilizando, em alguns trechos, biomantas no processo de hidrossemeadura para um resultado mais eficiente e eficaz na recuperação dos taludes.

A hidrossemeadura é o processo de implantação das espécies vegetais, por meio do lançamento de sementes sobre o solo. As sementes são lançadas por meio de aplicação hidromecânica de massa composta por adubos e/ou fertilizantes e nutrientes, sementes, matéria orgânica (esterco), camada protetora e adesiva, permitindo, assim, a germinação das sementes.

Para a recuperação do solo, os taludes receberão uma biomanta vegetal de fibra de coco e de Sisal. A biomanta vegetal tem a função de proteger as superfícies expostas dos taludes evitando a erosão superficial, e favorecendo a germinação das sementes que serão plantadas para a recuperação do local. A idéia é propor e estender essa estratégia a todos os consórcios construtores envolvidos no Projeto de Adequação da BR-101NE (PE/AL/SE/BA).




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