17 de set. de 2012

Educação ambiental é tema de oficina com trabalhadores da obra da ponte sobre o Rio Paraná


Com tema meio ambiente e relações sociais na formação do ser humano, palestra de professora da UFPR destacou, entre outros temas, descarte correto de detritos da construção civil

Os funcionários que trabalham na construção da nova ponte sobre o Rio Paraná, entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP), participaram da palestra “Meio ambiente e relações sociais na formação do ser humano”, ministrada pela professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sônia Haracemiv.


Numa sala, dentro do alojamento da construtora responsável pelo empreendimento, os trabalhadores participaram de dinâmicas que trataram das questões ambientais, relações culturais, valores, direitos humanos e cidadania.

“A partir de imagens e de recortes de jornais procuramos conhecer melhor a história desses trabalhadores.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Foi uma experiência muito enriquecedora. Eles sugeriram novos temas para nossa próxima capacitação e ainda dividiram o conhecimento com quem não pôde participar. Foi muito bom constatar o envolvimento deles”, destacou a palestrante.

Para Virginia Célia da Silva Lima, de 40 anos, que trabalha com serviços gerais na construtora, a palestra permitiu o estabelecimento de contato com os demais funcionários da obra, o que, segundo ela, permite um melhor desenvolvimento das atividades.

“Sugiro que o PEA realize uma oficina sobre o tema ‘disciplina’ para uma próxima oficina, porque não concordo com aquela frase que ‘peão é pra sofrer mesmo’. Se as pessoas se organizarem, tiverem seu quarto no alojamento arrumado, limpo, todos vão ter uma qualidade de vida melhor. Acho que a professora Sônia nos mostrou que a questão ambiental não tem relação só com a natureza, mas tem também com as pessoas que estão em nossa volta”, diz.

Baixa escolaridade
Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), pertencente à UFPR, identificou que, entre os trabalhadores, o índice de acesso à escolar formal é baixo. Segundo o levantamento, 64% dos trabalhadores estudaram no máximo até o final do Ensino Fundamental.

“Pude perceber que boa parte dos funcionários que ajudaram a erguer a estrutura da nova ponte não sabe ler, ou esqueceu devido à rotina de trabalho duro e sem muito acesso à leitura”, conta a professora Sônia, que tem no currículo profissional vários anos de experiência com estudantes jovens e adultos, em Curitiba (PR).

A oficina serviu ainda para apurar a questão da destinação de resíduos sólidos na obra, a noção dos trabalhadores no que se refere ao descarte correto de detritos da construção civil. Figuras, reportagens, foram utilizadas por Sônia para tratar sobre o assunto de forma simples e direta.

“Eu gostei do uso das imagens como um método criativo, o que força os funcionários a visualizar o conhecimento e é mais eficiente do que a leitura”, comenta o encarregado do Departamento de Pessoal da construtora, Lucas Soares de Oliveira, de 23 anos.

Ao final, a interação surtiu efeito, os trabalhadores se interessam bastante pelo tema relacionado ao meio ambiente e até se comprometeram a buscar informações junto à administração Municipal sobre o destino correto de resíduos.

PEA
A oficina é mais uma das atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), que ocorre durante a série de programas socioambientais na ponte sobre o Rio Paraná. A UFPR, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), é parceira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na gestão ambiental da obra.

Hendryo André e Gislene de Almeida, especial para o projeto G-Pontes. Com informações de Izabel Liviski
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...