19 de set. de 2012

Resgate e Transplante de Espécies Nativas na BR-158 Norte

A Gestão Ambiental da BR-158 Norte/DNIT, por meio do Subprograma de Resgate de Germoplasma, vem desenvolvendo medidas destinadas a compensar os impactos ambientais originados pela supressão vegetal, atividade necessária para a abertura da faixa de domínio onde passa a rodovia.

O resgate de germoplasma consiste em identificar, guardar e transplantar as espécies epífitas, palmeiras, sementes arbóreas das matas e cerrados presentes na vegetação encontrada na área de Influencia Direta do empreendimento.


A equipe do Subprograma de Resgate de Germoplasma identificou e cadastrou espécies vegetais-matrizes para a coleta de sementes. Essas matrizes estão localizadas dentro da faixa de domínio e também em áreas lindeiras próximas a rodovia. São realizados monitoramentos periódicos com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das mesmas. Durante o mês de agosto/2012 foram feitas coletas de frutos que já estavam em processo de maturação e outros que amadureceram no decorrer do mês. As vistorias realizadas resultaram na coleta de sementes das espécies: Garapa (Apuleia moralis), Jatobá (Hymenaea courbaril), Mirindiba (Lafoensia glyptocarpa), Tingui (Magonia pubescens), Cedro (Cedrela fissillis) e Paineira (Ceiba speciosa(A.St.-Hil.) Ravena. Os frutos foram colhidos no chão após queda instantânea, e também coletados nas matrizes com o uso do podão adaptad, ferramenta que consiste de um cabo longo de madeira ou metal, em cuja ponta é inserido um cortador de galhos ou gancho O material coletado está armazenado em local apropriado, proprício ao seu desenvolvimento.

A equipe do programa firmou parceria com o projeto “Amazônia Nativa – Sementes e Mudas para o Desenvolvimento Sustentável” desenvolvido no Viveiro município de Confresa, sobre a coordenação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), para fazer doação das sementes coletadas ao longo da BR 158 Norte.

O último envio de sementes coletadas ocorreu no mês de julho deste ano. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Confresa, também parceira do projeto, comprometeu-se em armazenar e distribuir as sementes entre os viveiros cadastrados. O Subprograma de Resgate de Germoplasma é de responsabilidade do Programa de Proteção à Fauna e Flora, pertencente à Gestão Ambiental da BR-158 Norte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...