22 de abr. de 2013

Duplicação da BR-116/RS é tema de congresso em Camaquã


O engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, do DNIT, apresentou dados do projeto e as consequências para região sul

A duplicação de 211 quilômetros da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, foi um dos temas abordados no Congresso “Desenvolvimento Regional”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), que aconteceu nos dias 17 e 18 de abril, no Centro de Eventos da entidade. O encontro contou com a participação de diversas autoridades municipais, empresários e representantes da sociedade civil. O engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), abriu a rodada de painéis para tratar do projeto de duplicação da rodovia e as consequências para a região sul do Estado.


O engenheiro do DNIT apresentou um histórico da rodovia existente, destacando sua importância estratégica para ligação terrestre entre Porto Alegre e a zona portuária de Rio Grande. “Toda obra de infraestrutura tenta alcançar o desenvolvimento. Por isso, resolver este gargalo econômico é um dos principais benefícios para região”, afirmou. Ele citou ainda a redução de acidentes, incentivo ao turismo e geração de empregos como fatores positivos do empreendimento.

 As travessias urbanas de Camaquã e Cristal foram detalhadas por meio de maquete eletrônica, visando esclarecer dúvidas sobre acessos e obras de arte especiais (pontes, viadutos e passarelas) nestes municípios. Através de fotografias, Hiratan relatou o andamento das obras e explicou o papel da Gestão Ambiental, executada pela empresa STE S.A.. “Trabalhamos em compasso com órgãos ambientais para evitar ou mitigar os impactos. Para isso, existe uma série de programas antes, durante, e após a obra”, explicou. Ao final da explanação, o representante do DNIT respondeu a questionamentos e ressaltou que o órgão está à disposição para atender as demandas das comunidades.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...