15 de mai. de 2013

Emissão de poeiras e gases da BR-448 são monitoradas mensalmente

Enlonamento de caçambas, umidificação dos caminhos e manutenção periódica de veículos e equipamentos estão entre as medidas de controle adotadas

As atividades de terraplenagem, movimentação de máquinas e materiais, operação de usinas de asfalto e canteiros de obras podem emitir gases, poeiras e potencial poluentes no ar. Para prevenir e preservar a saúde e o bem estar Dos colaboradores e das comunidades do entorno da Rodovia do Parque nas cidades de abrangência (Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre), o DNIT, por meio da Gestão Ambiental da BR-448, implementa o Programa Ambiental de Controle e Monitoramento de Particulados.


O trabalho mensal de monitoramento de poeira e gases realizado pela Equipe de Supervisão Ambiental acontece nos veículos em atividade nos lotes de obra, obedecendo aos limites estabelecidos pela legislação, conforme explica a Técnica Ambiental da Gestão, Andressa Facin, “O monitoramento é realizado em todos os lotes da obra, em específico nos locais onde há máquinas trabalhando e em 100% dos veículos em atividade. A técnica utilizada é sugerida no Plano Básico Ambiental (PBA), onde usamos a Escala Ringelmann (Portaria MINTER nº 100/80) que permite o monitoramento do grau de opacidade emitida pelo escapamento dos veículos. A emissão de fumaça, em qualquer regime de trabalho, não poderá exceder ao padrão número 2”, observa.

Entre as medidas de controle adotadas estão a lavagem e manutenção periódica dos equipamentos e veículos, enlonamento das caçambas de caminhões e também a umidificação das vias de acesso à obra, através de caminhões pipa.

Na BR-448, os resultados revelam a importância do controle e do monitoramento. “Os resultados mensais são satisfatórios. Quando há algum equipamento com densidade acima de média permitida entramos em contato com a construtora do lote para o envio do mesmo para manutenção”, finaliza Andressa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...