10 de mai. de 2013

Mutirão de limpeza mobiliza voluntários na orla do Guaíba

DNIT e STE S.A. foram parceiros da ação, que resultou no recolhimento de quatro toneladas de lixo na Zona Sul de Porto Alegre

Um mutirão de limpeza recolheu neste sábado, 06 de abril, cerca de quatro toneladas de lixo da orla do Guaíba, próximo ao píer da Avenida Diário de Notícias, Zona Sul de Porto Alegre. Pneus, colchões, garrafas plásticas e restos de construção são apenas alguns exemplos do que foi retirado das margens. A ação organizada pelo Instituto Visão Social mobilizou em torno de 150 participantes, entre voluntários, organizações sociais e empresas. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) integrou o evento por meio das Gestões Ambientais das BRs 448, 392 e 116, todas executadas pela STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A.. A equipe distribuiu boletins, material lúdico (desenhos parta pintar e histórias em quadrinhos) para crianças e realizou oficinas de brinquedos com garrafas pet. Uma das principais atrações foi a presença dos bonecos João-de-Barro e Tamanduá-Mirim, mascotes da BR-448 e BR-116/RS, respectivamente.

A área escolhida para atividade é um espaço de lazer que compreende pista de caminhada e ciclovia, além ser um novo ponto de embarque e desembarque do catamarã que liga Porto Alegre a Guaíba. “Por que não podemos ter aqui um lugar legal de convívio?”. Foi este questionamento que fez a presidente do Instituto Visão Social, Cris Guimarães, amadurecer a ideia do mutirão. “A intenção é conscientizar para que cada um cuide deste lugar de forma cidadã, sem jogar lixo no chão”, afirmou. O engenheiro Carlos Türck, coordenador dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social da BR-448, ressaltou que a questão dos resíduos e a sensibilização para mudança de hábitos são aspectos que estão no dia a dia da STE S.A. “São temáticas recorrentes nas Gestões Ambientais, o que justifica nossa adesão a esta causa”, explicou.

A Fundação Pão dos Pobres, que acolhe 80 crianças e adolescentes em quatro unidades, levou diversos jovens para ação. Segundo a coordenadora da Casa 1, Sandra Espíndola, a instituição está sempre disposta a atuar em iniciativas socioambientais. “Trabalhamos a separação do lixo de forma educativa, então essa participação é um reforço ao que já vivenciamos todos os dias”, comentou. Chamou a atenção também a participação de executivos da IBM, que estão em Porto Alegre para o Programa Smarter Cities Challenge (Desafio Cidades Inteligentes). Para Derek Rego, que é de Nova York, o descarte inadequado de resíduos não é uma exclusividade de países emergentes. “Todas as grandes cidades têm o mesmo problema. A mudança passa por educação e por fazer com as pessoas entendam a importância desta questão”, afirmou. Ao final do evento, o lixo foi coletado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da Capital. 

Fotos: Divulgação/STE S.A.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...