24 de jun. de 2013

UFPR mostra em Brasília trabalho de Educação Ambiental com índios Terena


A UFPR mostrou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o trabalho do Programa de Educação Ambiental (PEA) feito na região do entorno da BR-262/MS, no trecho entre Anastácio e Corumbá. O programa integra o projeto de gestão ambiental realizado pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI).

Dentro das atividades do PEA, os professores de origem Terena, Estevinho Floriano Tiago, Alcery Marques e Tatiana Dias, com orientação da professora da UFPR Christiane Gioppo, participaram das atividades e mostraram um pouco da cultura indígena. A apresentação aconteceu no evento do Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, organizado pelo DNIT.


Desde 2012, o PEA atua na região e tem como uma das ações contribuir para a introdução da leitura e escrita na língua mãe dos índios no ensino de crianças Terenas das séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Anastácio, Miranda e Aquidauana, atingindo 2 mil estudantes.

Entre as atividades realizadas durante o evento em Brasília, houve a demonstração da técnica do Adobe, que consiste na fabricação de tijolos com barro e palha sem o uso de fornos.  O sistema usado na construção de casas é um exemplo de práticas sustentáveis utilizadas nas aldeias Terena.

Para o diretor executivo do DNIT, Tarcísio Gomes de Freitas, o evento foi uma oportunidade de conhecer os programas que estão sendo aplicados em todo o país. “É importante perceber que a gestão ambiental trabalha não apenas para resolver problemas como a questão do lixo, por exemplo, mas com políticas públicas que abrangem também a área social”, explicou.

Coordenadora da região Centro-Oeste na Coordenadoria Geral do Meio Ambiente no DNIT, Mariângela Borges de Araújo considerou que a participação dos professores indígenas reforçou a importância do trabalho de Educação Ambiental no entorno da BR-262/MS. “Trazer os professores indígenas foi uma forma muito interessante de mostrar o trabalho que está sendo feito. Além disso, as atividades feitas com o público de fora reforçou a importância da gestão ambiental”, conclui.

Evento do Dia do Meio Ambiente

Para lembrar o Dia do Meio Ambiente, o DNIT reuniu gestoras ambientais de rodovias federais de todo o país. A UFPR através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) apresentou os programas de Monitoramento de Fauna, de Educação Ambiental  e Comunicação Social realizados durante a gestão ambiental na BR-262/MS, bem como publicação com resumo de todos os programas executados nos últimos dois anos no trecho entre Anastácio e Corumbá

Saiba mais sobre a gestão ambiental
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...