16 de ago. de 2012

Projeto G-Pontes ganha espaço na tradicional Festa do Pescador

Participantes conheceram como o G-Pontes trabalha para diminuir impactos da construção da nova Ponte sobre o Rio Paraná. CDs, bonés e outros brindes do projeto agradaram quem passou pela festa

 De 9 a 12 de agosto, Castilho (SP) foi palco da 22ª Festa do Pescador, que também comemora o aniversário da cidade. No dia de maior público, sexta-feira (10), uma surpresa agradou quem participava da festa: cerca de 600 presentes do projeto G-Pontes foram distribuídos durante a noite de comemoração. Além de ganharem bonés, chaveiros e até um CD com músicas sobre questões ambientais da região, os participantes também conheceram como funciona o projeto de gestão ambiental da nova ponte sobre o Rio Paraná, que acontece durante o período de construção e visa diminuir os impactos da obra ao meio ambiente e à população.


O G-Pontes é uma iniciativa do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR). O Instituto é parceiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), órgão responsável pela construção da nova ponte. No período das obras, que começaram em junho de 2011 e devem terminar em junho de 2014, o ITTI executa 13 programas ambientais e, ainda, fiscaliza ações da construtora para garantir o cuidado com o meio ambiente. Entre os programas estão Educação Ambiental, Proteção de Flora e Fauna, Monitoramento da Qualidade do Rio e Segurança e Saúde da Mão de Obra.

A professora e coordenadora do curso de Tecnologia de Produção Sucroalcooleira da Fundação Educacional de Andradina, Silvia Storti, ficou encantada com o projeto e com o material entregue durante a Festa. “É muito bom saber da existência de um projeto desta grandeza. Com certeza, a partir de agora vou acompanhar sempre pelo site e pelo blog o trabalho do G-Pontes”, comenta a educadora, que quer levar o projeto para a Fundação e apresentá-lo a alunos.

Para o casal de artesãos, Sandra Cherubine Rolim Franco e Sinval Franco, é importante que a população conheça a proposta e saiba como participar. “A obra da ponte a gente já sabia que estava andando, mas tínhamos várias dúvidas”, comenta Sandra. Sinval complementa que sua preocupação era com o que seria feito para preservar a natureza no período de obras. “Por isso achei muito bacana saber que existe este projeto”.

A Festa do Pescador apoiou o projeto e abriu as portas para a apresentação do G-Pontes. “Trata-se de um projeto cujas ações enriqueceram e complementaram a programação da festa, que é popular e tradicional no município”, conclui Luiz Yamahira, integrante da comissão organizadora do evento.

A obra

A nova ponte sobre o Rio Paraná terá 1,34 quilômetros de extensão, além dos 6,09 quilômetros de acessos que ligarão às cidades de Castilho (SP) e Três Lagoas (MS).

Os programas ambientais em andamento durante a construção podem ser acompanhados pelo blog oficial da BR 262, no www.br262.com.br, ou pelo site do Instituto, www.itti.org.br.

Gislene de Almeida, especial para o Projeto G-Pontes ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...